Consulta de

Avaliação Psicológica

 

A Avaliação Psicológica consiste num processo de recolha de informação específica a respeito de uma pessoa.  O seu objetivo varia de caso para caso (consoante a idade do avaliado, o motivo da avaliação, a situação em que se encontra, as características da pessoa…) mas, de um modo geral, passa por procurar dar resposta a um pedido de orientação (feito pelos pais, pela escola, por um médico, ou pela própria pessoa) no sentido de realizar um despiste, facilitar o autoconhecimento, ou auxiliar num determinado diagnóstico.

É desenvolvida por Psicólogos e, na Clínica SIMPE, apenas por Psicólogos com formação especializada na área, nas técnicas e instrumentos utilizados e com experiência e treino específico na aplicação e cotação dos mesmos.

Tendo em vista a compreensão global do funcionamento da pessoa, ou apenas avaliar determinadas características/áreas, privilegiamos a utilização de instrumentos psicométricos atualizados, que estejam devidamente traduzidos e aferidos para a população portuguesa, que tenham sido objeto de investigação científica prévia e que incluem estudos psicométricos relativos à validade e fiabilidade dos seus resultados.

O Processo de Avaliação Psicológica obedece a procedimentos específicos que incluem: uma entrevista inicial para recolha da informação sobre o caso; a escolha e aplicação do(s) instrumento(s) apropriado(s) ao caso e ao objetivo da avaliação; a cotação e interpretação dos dados obtidos e elaboração de um relatório; e a apresentação dos resultados.
O tempo de aplicação das provas varia consoante a natureza do processo, os testes a aplicar, o ritmo e as características individuais de cada avaliado(a).

Na Clínica SIMPE procuramos elaborar os Relatórios de Avaliação Psicológica de forma objetiva, completa e rigorosa, com informação útil e compreensível para os diferentes destinatários, onde constem os instrumentos utilizados, os resultados obtidos, a respetiva interpretação, bem como sugestões terapêuticas e/ou de encaminhamento, no sentido da promoção do bem-estar do(a) avaliado(a).

Com recurso à avaliação psicológica pretende-se perceber as diferenças individuais (capacidades, dificuldades, comportamentos, interesses, caraterísticas de personalidade …), averiguar possíveis problemáticas, determinar graus de gravidade e influência no desempenho global, no sentido de uma correta interpretação da situação, assegurando um encaminhamento adequado em termos de intervenção, especialidades e plano terapêutico.

Possíveis Motivos de Avaliação

 Analisar o ritmo e nível de desenvolvimento do bebé e da criança: de modo a verificar se ocorre um normal desenvolvimento intelectual, comportamental e emocional, mesmo sem que haja propriamente uma queixa específica;

 Avaliações de Maturidade Escolar: avaliar as aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a transições escolares bem-sucedidas e aprendizagens adequadas. Importante também em situações de “entrada condicional”, antecipação ou adiamento escolar (no pré-escolar / primeiro ano);

 Despiste de alguma dificuldade específica ao nível de áreas como: emocional, social, comportamental, raciocínio, coordenação, atenção, memória, linguagem, medos, adaptação a uma dada situação, desmotivação/dificuldades escolares, dificuldades no sono …

 Auxílio no diagnóstico de uma determinada patologia: Atraso do Desenvolvimento; Autismo; Perturbações de Comportamento (ex.: Oposicional Desafiante, …); Hiperatividade e Défice de Atenção; Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo / Dislexia, Disortografia, Discalculia, …); Perturbações da Comunicação; Perturbações Motoras; Perturbações Emocionais (Depressivas, Ansiedade, …); Perturbações Alimentares; Défice Cognitivo; …

  Dr.ª Joana Botelho

Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de Estudos do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Avaliação Psicológica: da Infância à Idade Adulta", em “Coaching Psicológico”, em "Psicologia do Tráfego Rodoviário” e em "Gestão de Recursos Humanos"; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em “Disfunção em Integração Sensorial”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Emergência”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, em “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”,  em “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto: da Infância à Idade Adulta”, em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência” e em “Avaliação Psicológica de Condutores”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigo científico publicado.

  Dr.ª Helena Fernandes

Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; DESE em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância; Curso Especializado de Avaliação Psicológica de Condutores; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.

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