Possíveis Motivos de Avaliação
• Analisar o ritmo e nível de desenvolvimento do bebé e da criança: de modo a verificar se ocorre um normal desenvolvimento intelectual, comportamental e emocional, mesmo sem que haja propriamente uma queixa específica;
• Avaliações de Maturidade Escolar: avaliar as aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a transições escolares bem-sucedidas e aprendizagens adequadas. Importante também em situações de “entrada condicional”, antecipação ou adiamento escolar (no pré-escolar / primeiro ano);
• Despiste de alguma dificuldade específica ao nível de áreas como: emocional, social, comportamental, raciocínio, coordenação, atenção, memória, linguagem, medos, adaptação a uma dada situação, desmotivação/dificuldades escolares, dificuldades no sono …
• Auxílio no diagnóstico de uma determinada patologia: Atraso do Desenvolvimento; Autismo; Perturbações de Comportamento (ex.: Oposicional Desafiante, …); Hiperatividade e Défice de Atenção; Dificuldades de Aprendizagem (atenção, memória, raciocínio, leitura, escrita, cálculo / Dislexia, Disortografia, Discalculia, …); Perturbações da Comunicação; Perturbações Motoras; Perturbações Emocionais (Depressivas, Ansiedade, …); Perturbações Alimentares; Défice Cognitivo; …
Dr.ª Joana Botelho
Mestrado Integrado em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde, com Dissertação de Mestrado na área de Estudos do Comportamento Alimentar; Pós-Graduada em “Avaliação Psicológica: da Infância à Idade Adulta", em “Coaching Psicológico”, em "Psicologia do Tráfego Rodoviário” e em "Gestão de Recursos Humanos"; Curso de Especialização em “Orientação Vocacional”, em “Disfunção em Integração Sensorial”, em “Coaching Parental”, em “Intervenção Psicológica em Emergência”, em “Intervenção Psicológica em Situações de Divórcio”, em “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”, em “Avaliação e Intervenção no Processo de Luto: da Infância à Idade Adulta”, em “Intervenção em Distúrbios Alimentares na Adolescência” e em “Avaliação Psicológica de Condutores”; Formações em diversas áreas temáticas; Com artigo científico publicado.
Dr.ª Helena Fernandes
Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia, vertente Psicologia Clínica e da Saúde; Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância; Mestrado em Intervenção Precoce; Pós-Graduação em Educação Especial; DESE em Metodologia e Supervisão em Educação de Infância; Curso Especializado de Avaliação Psicológica de Condutores; Formadora nas áreas Escolar, Educação Especial, Psicologia e Intervenção Socioeducativa.
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